De acordo com um estudo realizado pela TEx, insurtech especializada em soluções para o mercado segurador, o IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel no mês de dezembro, teve uma alta de 5,3% em novembro para o sexo masculino, indo para 5,6%.
Quando a pesquisa menciona o público feminino, há queda nos índices: de 4,9% caiu para 4,8% em dezembro. O valor final do seguro segue mais caro para os homens, uma vez que existe maior reincidência em acidentes graves, com a perda total do veículo.
O IPSA destaca as informações que se referem à evolução dos valores por faixa etária. Em dezembro, existe um crescimento generalizado, exceto para pessoas na faixa etária entre 46 a 55 anos, onde o incide permanece com o mesmo percentual: 4%. Vale informar que apesar da variação, os motoristas mais novos costumam gastar mais com o seguro auto.
Os dados de dezembro informam que os nascidos entre 1990 e 2014, conhecidos como a geração Z, podem pagar quase o dobro do valor do seguro, em comparação com os nascidos entre 1943 e 1964. Essa diferença ocorre, por conta da pouca experiência e comportamento ao conduzir um automóvel, fazendo com que o seguro seja acionado em um maior número de vezes.
A região também altera no preço do seguro. Cidades que possuem de 5 a 10 mil habitantes, pagaram um valor menor no seguro auto em dezembro, com uma média de 4,2%. Já as cidades com 100 a 500 mil habitantes, pagaram um valor maior do índice, em torno de 5,5%.