É muito comum ouvir falar em tabela Fipe em todos os momentos que precisamos saber do valor de um carro. Quando estamos vendendo um usado, comprando um carro novo, etc. A tabela Fipe é a principal referência quando estamos negociando ou avaliando veículos novos, zero kilômetros, seminovos ou usados. Esta tabela também é a base quando calculamos o seguro do automóvel, financiamentos e IPVA.
Mas como esta tabela é calculada? Para chegar aos valores, a tabela considera o valor médio praticado no mercado brasileiro atendendo os seguintes critérios: Para carros novos a tabela considera preços oferecidos para uma versão de entrada, intermediária e topo de linha para o consumidor final com pagamento à vista.
Já para carros seminovos e usados, a tabela considera valores médios de anúncios excluindo os extremos, como valores muito baixos e valores muito altos, calculando então a média. São excluídos também os veículos fora de padrão, como veículos de testes e veículos blindados.
A lista é atualizada todos os meses.
Os cálculos respeitam também as variações relacionadas com regiões do país, a conservação do veículo, acessórios e até a cor. A Tabela Fipe é a grande referência para orientação e é o principal canal de consulta gratuito de preço médio de veículos no país.
Evidentemente a Tabela Fipe não é constituída apenas de carros. Ela apresenta preços médios de motos, triciclos, quadricíulos, caminhões e micro-ônibus usados. A tabela foi criada há 47 anos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Como consultar?
Para acessar a lista, basta entrar em um desses endereços: www.fipe.org.br ou veiculos.fipe.org.br. Depois, escolha o tipo de consulta: carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos.
Para os carros, selecione o período de referência, a marca do veículo e depois o modelo e o ano modelo. Pronto, é só pesquisar para descobrir o preço.