Entre os dias 20 e 24 de setembro, acontece a Semana Nacional do Trânsito, que tem como objetivo conscientizar motociclistas, motoristas e pedestres em todo o país, com ações planejadas que discutem a mobilidade, a convivência pacífica no trânsito, como uma maneira de evitar acidentes. Desde 1994, a Semana Nacional do Trânsito acontece e essas pautas relacionadas a estrutura viária brasileira, são discutidas com seriedade.

Manter o trânsito seguro é responsabilidade de todos. Prudência, cuidado e atenção são pontos essenciais que garantem a segurança e evitam acidentes. É necessário prestar atenção às regras e o mais importante, é colocá-las em prática, evitando assumir posturas que não condizem com a de uma pessoa que respeita o ser humano e acima de tudo, valoriza a vida! Para dar destaque a Semana Nacional do Trânsito, preparamos sete dicas que devem ser adotadas no cotidiano, para que tenhamos um trânsito melhor e mais seguro para todos!

1 – Use sempre cinto de segurança: o cinto de segurança é um dispositivo que protege os ocupantes de um veículo e o seu uso é obrigatório. Possui a finalidade de proteger vidas e diminuir a incidência de mortes e ferimentos, em casos de acidentes. Dirigir sem cinto além de gerar multa, é um risco físico grave!

2 – Se beber, não dirija!: Sabemos que direção e bebida alcoólica, é uma mistura que não pode ser realizada. A diminuição do reflexo ao consumir bebida alcoólica, afeta o comportamento do condutor ao dirigir, além de aumentar as possibilidades de causar acidentes na via.

3 – Esqueça o celular enquanto estiver ao volante. Você sabia que seguradora nenhuma indeniza o segurado , quando há um acidente, em que o condutor na hora do sinistro, estava dirigindo e ao mesmo tempo, falando ou mexendo celular? E lembre que utilizar o celular dirigindo pode causar acidentes, além de gerar multa!

4 – Faça revisões periódicas em seu veículo.Fazer revisões periódicas e verificar itens de segurança são essenciais para evitar acidentes. Verificar pneus, freio, óleo e faróis, auxilia a garantir a segurança no trânsito, evitando fatalidades por falha mecânica.

5 – Mantenha distância do veículo da frente. Existe um provérbio que afirma que só o que anda colado em um carro, é adesivo! Dirigir muito perto de um automóvel que esteja na sua frente, não é correto! Por mais que não existe multa para esse caso, a distância é recomendada como uma maneira de evitar situações imprevistas e dar tempo para manobras mais bruscas, diante de um risco ou problema com o veículo que está na frente

6 – Respeite a sinalização. A sinalização serve para orientar os condutores sobre as vias. É preciso obedecer à sinalização para evitar acidentes. É preciso estarem atentos aos semáforos, às placas e ao que indica as demais placas. Essa atitude pode ser simples, mas com certeza faz toda diferença

7 – Respeite os limites de velocidade. Quando conduzimos um veículo, percebemos que as diferentes vias apresentam limites de velocidades diferentes, que são determinados conforme o tamanho, o fluxo de pessoas, o tráfego e outras variáveis. Esses limites de velocidade servem para garantir a condução segura e que um carro consiga efetuar uma manobra ou parar por completo, antes de causar um acidente.