Para as famílias que compreendem que nunca pode ser considerado um exagero garantir a segurança dos seus bens mais valiosos, o seguro possui um caráter essencial na rotina dessas pessoas e até mesmo das empresas. Como a cultura do seguro no Brasil avança a médio prazo, esse tipo de serviço ainda é um objeto de dúvida constante, por conta dos mitos e verdades existentes sobre o assunto, que circulam principalmente nas redes sociais.

 

Como existem muitos tipos de seguros e a maioria dos consumidores não param para ler as cláusulas referentes ao contrato de apólice, é natural que algumas informações não fiquem claras e de fácil compreensão, quando recebemos informações de fontes pouco confiáveis. Pensando nesse aspecto, o Blog Seguro Auto preparou uma série de tópicos sobre o que pode ser considerado mito ou verdade sobre o Seguro de Automóvel. Caso tenha dúvidas, confira os principais mitos e verdades do seguro a seguir:

 

                Mitos e verdades sobre o seguro veicular

 

O seguro de automóvel é uma das modalidades de seguros mais conhecida pelo brasileiro e possui o objetivo de agregar valor e proteger o patrimônio de quem efetua a contratação do serviço. Com tantas opções, é normal que os segurados tenham dúvidas comuns, em função das informações duvidosas que encontramos em diversos lugares.

 

 

  • Não existe seguro com cobertura para catástrofes naturais

 

 

Mito à Com as chuvas recorrentes em diversas cidades do país, algumas pessoas buscam informações sobre a cobertura para catástrofes naturais e possuem dificuldade em entender o que é garantido. Preste atenção no que vamos escrever aqui: alguns tipos de apólices oferecem sim, a cobertura para catástrofes como alagamento, vendaval, granizo, raios… Como em todo contrato de apólice, existem cláusulas com coberturas específicas. Para manter esse formato é preciso garantir que essa cobertura seja contemplada no seu contrato.

 

 

  • Para mulheres, o seguro é mais barato

 

 

Verdade à  A definição do preço cobrado no seguro, dados estatísticos e fatores sociais são considerados. Considerando diversas pesquisas que apontam que mulheres se comportam de forma mais cuidadosa no trânsito e se envolvem menos em acidentes, o valor do contrato do seguro de automóvel para o público feminino é 15% mais barato do que o preço cobrado para os homens. Lembrando que o cálculo do valor de contrato, existem outros fatores como segurança da garagem, região da residência, modelo do veículo e outras características do perfil do proprietário, também são levados em conta para definir o valor do seguro.

 

 

 

  • Nenhum seguro auto cobre objetos no interior do veículo

 

Verdade à Profissionais que usam o carro para trabalhar e fazem uso de equipamentos como câmeras fotográficas, computadores e outras ferramentas de trabalho que possuam um interesse especial em saber, se existem seguros veiculares que efetuem esse tipo de cobertura. Atenção: nenhuma seguradora oferece esse tipo de cobertura, no contrato de apólice do seguro de automóvel. Portanto, se você depende da sua ferramenta de trabalho para efetuar suas atividades profissionais, nunca deixe guardado no carro, principalmente se ele ficar parado na rua. Existem apólices que protegem determinadas ferramentas de trabalho. Nesse caso, o correto é solicitar uma cotação para o objeto e verificar as condições contratuais do mesmo.

 

  • Rastreadores e bloqueadores reduzem o preço do seguro

 

Verdade à Além do alarme, atualmente é muito fácil instalar outros acessórios nos veículos, como rastreadores, que demonstram a localização do carro em tempo real. E os bloqueadores, que em situação de roubo, impedem o carro de ser pilotado. Muitas oficinas já oferecem esse produto e não é difícil encontrar com os preços variados. Isso impacta no preço do seguro? A resposta é “sim”, por proporcionarem maior segurança e proteção, além de facilitar a recuperação em casos de roubo.

 

 

  • O atraso das parcelas resulta em perda da cobertura

 

 

Verdade à Um fator que também gera dúvida no que se refere as obrigações dos clientes, é se a seguradora pode cancelar o seguro, caso o proprietário atrase o pagamento das parcelas. Como é o procedimento? Constatada a inadimplência, o período correspondente da vigência da cobertura, vai diminuindo de forma proporcional o tempo de inadimplência. O correto é manter as parcelas em dia, para evitar qualquer transtorno.