O condutor pode até dirigir bem, mas infelizmente alguns contratempos podem fugir ao seu controle. Quem enfrenta o trânsito todos os dias, tem a noção que os imprevistos podem acontecer em qualquer momento. Assim como um médico nos passa segurança no atendimento, o seguro automóvel também representa o zelo pelo bem e de uma terceira pessoa. Em ambos os casos, não desejamos aciona-los. Só que ir ao médico e contratar um seguro auto é uma garantia de cuidado para você, seus bens e a sua família.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Seguros Gerais (CNseg), aponta que apenas 30% dos veículos no Brasil possuem algum tipo de seguro. A maioria das pessoas não buscam proteção para o bem.
Se formos parar para pensar, isso só ocorre ao avaliarmos o aumento das mortes no trânsito, que voltaram a subir no país. Segundo o Anuário 2021 divulgado pela Polícia Rodoviária Federal, os acidentes de trânsito nas rodovias federais cresceram em 2021, na comparação com 2020, interrompendo uma série de quedas consecutivas observadas desde 2011.
Já o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, informa que um veículo é roubado a cada minuto no Brasil. E de 2015 a 2019, o roubo de veículos atingiu à marca de 1 milhão em solo brasileiro. Em algumas capitais, como Belo Horizonte e São Paulo, os roubos e os furtos de automóveis dispararam. Na capital mineira, só nos três primeiros meses de 2022, mais de 2 mil carros foram roubados, com uma média de um caso por hora, conforme informou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.
A Secretaria Pública do Estado de São Paulo (SSP-Sp), informou que nos dois primeiros meses do ano na capital paulista, foram registradas 5.542 ocorrências do tipo, contra 4.919 em 2021. O aumento na quantidade de casos atingiu um percentual referente a 13%.