Sabemos que muitas pessoas caem na “empurroterapia” das lojas e oficinas que efetuam diversos serviços em automóveis. Sempre que verificamos o veículo no elevador, sempre fazemos a seguinte pergunta: qual é o momento certo para efetuar a troca do amortecedor? O Blog Seguro Auto esclarece que não existe um prazo específico para essa troca.

Muitos motoristas possuem a ciência que afirmar que a troca deve ser feita a cada 40 mil km, não é verdade. É um argumento para fazer com que o consumidor mexa no amortecedor e efetue a suposta troca, sem necessidade. É uma lenda do mercado automotivo, praticada por fabricantes dessas peças, auto centers e até mesmo das oficinas de reparo.

Então, qual seria a resposta correta, quando perguntamos sobre a troca desse componente importante do veículo? Não existe um prazo fixo. Um amortecedor pode durar tranquilamente, mais de 100 mil km, como também pode apresentar problemas rodando apenas 10 mil km! Tudo vai depender do tipo de utilização, das ruas, dos buracos, das estradas, do peso levado pelo veículo ao comportamento deles e o ideal, é efetuar uma revisão periódica, a cada 10 mil km, ou depois de um choque contra uma cratera asfáltica.