Atualmente, boa parte do território brasileiro tem enfrentado um frio intenso, com temperaturas baixas. E como acontece com a gente, os cuidados especiais com o carro no frio, são essenciais. Esse clima pode comprometer o funcionamento do automóvel e o proprietário pode ficar na mão, por causa desses problemas, seja na garagem ou no meio do trânsito.

Como o Blog Seguro Auto não quer que isso aconteça com você, preparamos umas dicas sobre as principais causas com os problemas nos carros, em épocas mais frias. E com a principal informação: como reduzir as chances desses contratempos ocorrerem.

Mantenha os vidros limpos

A limpeza dos vidros auxilia na qualidade da visibilidade do motorista. É importante estar atendo ao limpador de para-brisa. A recomendação é efetuar a troca ao menos uma vez por ano, ou caso note barulhos excessivos ou vibrações durante o seu funcionamento. Outra solução para manter os vidros limpos é utilizar um antiembaçante, aplicado com um pano limpo para limpeza automotiva.

 

Fique em atenção com a iluminação do carro

Nos dias mais frios, muitas vezes a visibilidade do motorista é comprometiva. Além da possibilidade de neblina, na época do inverno o pôr do sol geralmente ocorre mais cedo que no verão. Com a iluminação do veículo em dia, é possível enxergar a via com mais facilidade, além de ser visto pelos outros motoristas.

 

Pegue leve com a bateria

Você já ouviu alguém falar que não se deve dar partida no motor, com nenhum componente elétrico do carro ligado, como som, faróis e ar condicionado? Além de ser verdadeira, é uma recomendação mais importantes em dias mais frios. Isso porque sob essa condição climática, o óleo do motor fica mais viscoso, o que dificulta de forma sensível o funcionamento das partes móveis do motor. Por conta disso, a bateria é mais exigida para dar partida. Quanto menos itens elétricos estiverem ligados, maior será a probabilidade de a partida ocorrer, sem transtornos.

 

Conheça as luzes do painel do veículo

Quando dirigimos um carro, muitas vezes nós pensamos nas questões, coo respeitar as regras de trânsito, respeitar ao próximo, fazer a manutenção automotiva regularmente. Só que existem pequenos detalhes que fazem parte desse processo, e um deles é saber o que significa cada luz do painel do carro. Em emergências, é mais fácil encontrar o problema quando se tem conhecimento sobre as funcionalidades do painel. Portanto, esteja atento nesse aspecto.

 

 

Tem flex? Como está o uso da gasolina no tanquinho?

O tanquinho é um reservatório de gasolina, localizado próximo ao motor em diversos modelos de carros flex no Brasil. O item é acionado quando a temperatura está abaixo dos 15ºC e é necessário, porque o etanol possui cerca de 30% menos poderes calorífico que a gasolina, ou seja, libera menos energia durante a sua oxidação. O tanquinho é uma peça que fica em segundo plano dos cuidados dos motoristas. A gasolina fica muito tempo armazenada no reservatório e pode ressecar peças e causar outros problemas. Uma dica importante é trocar o combustível regularmente e preferencialmente, abastecê-lo com gasolina premium.