O pneu ficar murcho no veículo é algo que pode acontecer a qualquer momento, de forma inesperada, até em um local deserto no período noturno, com difícil acesso a borracharia e a um posto de gasolina. Existe uma maneira prática para o motorista se prevenir desse tipo de situação.

Com objetivo de evitar a troca de pneus em locais inapropriados e até em situações consideradas áreas de risco, uma dica é carregar sempre um compressor de ar no porta-malas do carro. Esses compressores são fáceis de encontrar em sites conhecidos e confiáveis junto ao ecommerce, como Amazon, Mercado Livre, Carrefour, Magazine Luiza, Ponto Frio, etc. O produto possui diversos modelos e marcas e custa entre R$ 99,00 e R$ 280,00.

Existe uma alternativa de compressor com lanterna, para locais onde a troca é realizada em um local com iluminação precária. O compressor dispõe de um cilindro metálico de seis centímetros de diâmetro que permite maior vazão, chegando até 25 litros por minuto e a capacidade de pressão a 150 PSI.

 

Pneu vazio e os seus riscos

 

Além da importância de estar com todas as manutenções do automóvel em dia, muitos motoristas acabam deixando outros pequenos cuidados de lado, como é o caso dos pneus.  Os perigos de transitar com pneus murchos ou fora da calibragem correta incluem segurança, maior consumo de combustível e gasto irregular dos pneus, reduzindo a sua vida útil.  O recomendado é calibrar o pneu a cada 15 dias.

Caso não esteja calibrado corretamente, o pneu precisa trabalhar mais, gerando um calor excessivo e maior desgaste, correndo risco de explosão. Nesta situação, não é somente o pneu que precisa gerar mais força, mas também o motor do veículo, sendo necessário trabalhar mais para compensar a menor pressão de ar. Estes esforços refletem diretamente no consumo de combustível.