O pneu remold é um pneu antigo, que possui no máximo sete anos de utilização e passa por uma reestruturação completa para poder ser utilizado novamente. O processo envolve a substituição e a raspagem da borracha dos ombros, das laterais e da banda de rodagem do pneu. Não é correto confundir com o pneu recapeado que passa somente pela aplicação da borracha, sobre a nova estrutura do pneu antigo.
O Blog Seguro Auto orienta os leitores a não optarem por esse pneu, devido a falta de durabilidade e os riscos que é possível correr com o pneu remold. Os mesmos descolam com facilidade do aro, além de não levar a mesma segurança de um pneu novo.
publicidade
Durabilidade
Mesmo o pneu remold sendo mais barato, sua vida útil possui uma duração menor em relação a um modelo novo. Um pneu novo pode durar em média entre 25 e 50 mil quilômetros, enquanto o remold possui uma durabilidade máxima de até 30 mil quilômetros. Essa durabilidade ainda pode ser menor, se o veículo rodar por estradas rurais ou vias com más condições de conversação, visto que o pneu remold é indicado para uso exclusivamente urbano.
Um pneu novo de boa qualidade roda em média entre 25 e 50 mil quilômetros, enquanto os pneus remoldados têm uma durabilidade máxima de 30 mil quilômetros. É importante destacar que essa durabilidade pode ser ainda menor se você rodar por estradas rurais ou em vias com más condições de conservação, visto que o remold é indicado para uso exclusivamente urbano.
O pneu remold tem vida útil de 15% a 30% menor, o que torna mais frequente a necessidade de trocas. Se o pneu remold apresenta um bom desempenho ao percorrer o perímetro urbano, o mesmo não ocorre nas estradas. Em alta velocidade, ele pode sofrer com instabilidade, especialmente nas curvas. Fator esse que interfere na segurança.