Quando iniciamos um ciclo na adesão ao seguro automóvel, as modalidades de seguros oferecidos podem gerar dúvidas. Muitos consumidores não compreendem como funciona o seguro auto parcial, mas não é difícil entender: enquanto um seguro de carro convencional e completo existe coberturas variadas contra acidentes, roubos, furtos, queda de árvore, etc, no seguro auto parcial, o segurado paga apenas para proteger o veículo contra roubos e furtos.
O seguro auto parcial é indicado para quem tem baixa probabilidade de se envolver em acidentes de trânsito, por ter prudência ao volante, mas possui receios em relação à violência e o roubo de veículos em cidades pequenas e nas grandes metrópoles. Mesmo não abrangendo uma cobertura mais detalhada, esse seguro possui sua função, proporcionando tranqüilidade e minimizando os riscos e os prejuízos, caso o veículo seja roubado e não exista possibilidade de recuperação do mesmo.
Essa modalidade de seguro não fica somente no roubo e furto. O seguro auto parcial costuma oferecer serviços de assistência no geral, como chaveiro, reboque, vidros, retrovisores, troca de pneus, recarga de baterias, entre outros. Os atendimentos costumam ser gratuitos, mas podem ter um limite de uso, durante a vigência da apólice É importante informar que serviços emergenciais não colaboram para redução da classe de bônus do seguro.
Tendo em vista o que foi citado acima, vale lembrar que o seguro auto parcial cobre situações como furto e roubo. A seguradora só emite o pagamento em indenização integral do seguro, se o contrato de apólice tiver uma descrição ou cláusula adicional. Os danos superam 75% do valor de mercado. A indenização permite a compra de um outro veículo, já que o anterior não poderá mais ser utilizado. A franquia só é cobrada em casos de perda parcial. Furto, roubo de carro e perda integral, ela não existe! Faça uma cotação!