Quando falamos sobre as pastilhas de freio, existem modelos parecidos, que podem ser aplicados ao mesmo carro. Quando citamos esses dois modelos, estamos falando da peça original e da paralela.

A partir de agora, vamos explicar: qual é a diferença? A mais barata, pode te colocar em risco. Um motorista levou um Audi Q3 na concessionária e foi realizado um orçamento para troca das pastilhas de freio. Valor: R$ 1.000. Esse cliente achou o preço caro e foi até uma oficina especializada em carros importados. Esse preço foi a pouco menos de R$ 500.

Quando saiu com o carro da oficina, ele se apavorou, porque quase bateu no carro da frente numa freada de emergência. Apertou o pedal com força e o veículo não parava. Depois disso, não teve dúvida. Retornou a concessionária e lá foi retirada a pastilha paralela, para provar que na composição tem muita partícula metálica, em um nível superior ao da pastilha original. Sabemos que o excesso de partícula metálica na pastilha de freio faz ela esquentar rapidamente. E com isso, o freio perde a ação e endurece também.

Agora vamos para a prática. Depois desse relato, vale a pena colocar uma peça mediana no seu veículo, como os freios de um automóvel? Sabemos que pneu e freio são itens de segurança essenciais em um veículo. Da mesma maneira que não podemos circular com pneus com desgaste além do recomendado, a manutenção no freio vale a sua vida. Fiquem alertas, sempre!