O uso de aditivos automotivos é um tema que é visto com uma dose de desconfiança por parte dos motoristas, porque ficam em dúvida se os produtos realmente oferecem os benefícios que prometem. Para auxiliar você, o Blog Seguro Auto relacionou os mitos e verdades sobre o assunto, para esclarecer suas dúvidas e questionamentos. Confiram!

 

Existem diversos tipos de aditivos?

Verdade! É corretor dizer que há vários produtos que atendem às necessidades de diferentes tipos de carros e motos, principalmente os que são adicionados ao combustível e os utilizados na pré-troca do óleo. Cada um possui uma ação específica, como prolongar a durabilidade do combustível ou efetuar a limpeza de um determinado sistema.

 

Usar aditivos auxilia a aumentar a octanagem da gasolina

Verdade! Existem aditivos automotivos que quando adicionados à gasolina, aumentam o índice de octanas do combustível, o que melhora a combustão, o desempenho da partida e a aceleração, desde que a tecnologia do motor consiga aproveitar esse benefício. E além disso, previnem contra a detonação e a combustão anormal e reduzem o consumo de combustível, a geração de ruídos e a emissão de poluentes.

 

O uso do flush prejudica a troca de óleo do motor

Mito! O flush é um aditivo com alta concentração de detergentes que agem com o motor ligado antes da troca de óleo. Possui como principal função, a limpeza do sistema de lubrificação para impedir ou eliminar a borra, isto é, o acúmulo de resíduos no motor. O uso da solução é indicado a cada troca de óleo, com a finalidade de auxiliar o motor a tirar o máximo da performance do novo óleo.

Com a evolução dos motores, os aditivos serão mais exigidos

Verdade! Os aditivos passarão a ser mais necessários, de acordo com a evolução dos motores. Isso porque as tecnologias mais complexas precisam atender a uma série de requisitos, como consumir menos combustível, emitir menos ruídos, gerar menos emissões e entregar mais potência.

 

Aditivos são capazes de restaurar o desempenho do motor

Verdade. Existem aditivos para combustíveis que são capazes de restaurar o desempenho do motor, na medida em que limpam as válvulas de admissão e os bicos injetores. Essas soluções são adicionadas à gasolina ou ao diese, também geram outros benefícios, reduzir a emissão de poluentes, aumentar a economia de combustível, evitar a corrosão de peças, facilitar a partida a frio e melhorar o conforto na condução.