Com a função de transmitir o movimento dos volantes às rodas, a caixa de direção define um trajeto seguro ao volante. É importante saber quais são as diferenças entre a direção elétrica e a hidráulica e os seus sinais de desgastes, quando falamos da caixa de direção, que existem dois tipos: o modelo setor e rosca sem fim, que geralmente é usada em veículos antigos e em alguns modelos pesados. E a outra do tipo pinhão cremalheira, mais utilizada em carros atuais, mais leve e compacta.
Ao virar o volante, sabemos que esse movimento é transferido para a caixa de direção, por meio da coluna. Dessa forma, a rotação é convertida e transferida para os braços, que efetuam o controle do posicionamento das rodas.
A assistência da hidráulica é um sistema que é tocado pelo motor, onde há uma correia que toca uma bomba hidráulica, formando um círculo, onde conforme se atua no volante, ela faz a multiplicação de forças para esterçar o carro. Já na elétrica, é poupada uma energia, já que não é tocado no motor e a multiplicação de forças é feita através do atuador elétrico.