Ao avaliarmos as manutenções dos EV’s, percebemos que não possuem a necessidade de revisões regulares. Só que os gastos com os pneus, podem te surpreender. Um motorista que possui um carro elétrico, realizou a manutenção após três anos e meio. Recarregou o fluido do limpador e encheu os pneus. Muitos afirmam que a promessa do carro elétrico é quase não precisar de manutenção, por não haver a necessidade de efetuar a troca de óleo e das revisões regulares. Há menos peças e menos itens para dar errado. E com o tempo, será necessária novas palhetas e alguns itens menores.
Percebemos que muitos motoristas informam que as pastilhas de freio não se desgastam após 200 mil milhas, porque nunca usam os freios. Ao realizar a troca do filtro de ar interno para adicionar um filtro HEPA para incêndios florestais e contra o coronavírus. Isso custou cerca de R$ 203 e um pouco de tempo, e provavelmente isso precisará se repetir daqui a três anos.
No caso dos EV’s, é preciso se preocupar com pneus que demandam menos gasto de energia. Com o gasto excessivo de energia elétrica custe menos que o desperdício de gasolina, é preciso priorizar os pneus mais eficientes, porque eles significam que o carro terá mais potência. Os pneus de fábrica na maioria dos carros elétricos são mais econômicos, para que a empresa possa se gabar de um alcance maior.
Os motores EV funcionam de maneira silenciosa. Por conta disso, o consumidor se preocupa ainda mais em obter pneus de baixo ruído e vai pagar mais por isso. Alguns pneus voltados para o EV, também podem ter capacidade para aceleração de alto desempenho, embora você não tenha que realizar essa compra. Nesse caso, é melhor se preocupar em comprar um pneu que suporte o peso do seu carro. E alguns usuários de EV aproveitam as habilidades que o carro possui para direção esportiva e usam um pneu que proporciona maior velocidade.