Os veículos elétricos estão garantindo seu espaço no Brasil. Com a primeira remessa do Renault Kwid E-Tech a desembarcar no Brasil, o TEV (Terminal de Veículos) da Santos Brasil, localizada no Porto de Santos, recebeu no dia 2 de agosto o maior lote de veículos elétricos de sua história. Foram 324 uinidades desembarcadas do navio Grande Sappire.

Está prevista para o início de setembro, a chegada de um novo lote com 430 veículos no novo Taipan. E a previsão de chegada até o fim do ano é de mais 500 unidades, o que comprova o crescimento do mercado de carros elétricos no país. Em 2022, já foram vendidos cerca de 4.000 carros zero emissão no Brasil.

De acordo com os dados divulgados pela Agência Internacional de Energia (AIE), em 2021 foram vendidos 6,6 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in em todo o mundo, sendo o dobro do ano anterior. E agora, representam 10% das transações de carros novos. No primeiro trimestre de 2022, foram duas milhões de unidades vendidas.

O maior terminal de veículos do Brasil é o TEC do Porto de Santos, com capacidade operacional para 300 mil automóveis por ano, respondendo por 90% da movimentação de veículos no porto santista e por 60% em todo o território brasileiro.