No decorrer dos anos, o Brasil tem registrado o envelhecimento da frota automotiva. De acordo com um relatório divulgado pelo Frota Circulante, elaborado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a idade média dos carros elevou para 1 ano e 10 meses, entre os anos de 2013 e 2021, alcançando a média atual de 10 anos e 3 meses. O estudo aponta que dos 38,2 milhões de veículos em circulação no Brasil, 23,5% apresentavam a idade média de até 5 anos. Outros 57,1% tinham idade entre 6 e 15 anos. E 19% apresentaram idade média superior a 16 anos.

Ao traçarmos um panorama geral do mercado de reposição de autopeças, é correto afirmar que o envelhecimento da frota traz benefícios a curto prazo, devido a esses veículos demandarem mais cuidados e com isso, aumentar a necessidade de manutenção.

A longo prazo, faz com que tenhamos muitos problemas ambientais e de segurança, porque o envelhecimento da frota gera impacto direto na segurança e no meio ambiente. Carros mais antigos não possuem pacote de segurança solicitado pela legislação atual, como airbag, freio ABS e controles de tração e de estabilidade, entre outros itens obrigatórios para veículos novos.

Quando o assunto é o meio ambiente, veículos antigos tendem a consumir mais combustível e emitir mais poluentes na atmosfera, caso a revisão do auto não esteja em dia. Com o motor desregulado, o consumo é maior.

Existe no Brasil o Programa Nacional de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), que tem como objetivo regular a emissão de poluentes tóxicos, como monóxido de carbono, material particulado, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos. Não existe uma regulamentação para o controle de emissões de gases de efeito estuga, como o CO2.

Além das questões econômicas necessárias para auxiliar na redução da idade da frota veicular, assim como as reformas tributária e fiscal, a exoneração de alguns impostos, a diminuição de taxas de juros e um plano nacional de renovação da frota, é essencial que os proprietários façam a manutenção preventiva dos automóveis dentro dos prazos estipulados para cada modelo e idade, a fim de reduzir os riscos à segurança e ao meio ambiente