O sistema de franquia do seguro auto é bem simples de compreender. Ela corresponde ao valor calculado em dinheiro que o contratante do seguro poderá se responsabilizar, caso ocorra um sinistro informado no seguro, quando há a indenização parcial. Esse sistema ainda é um mistério para muitos segurados, porque não se busca muitas informações sobre o assunto, até que um acidente aconteça. Na hora que é preciso acionar o seguro, muita gente desconhece para quem pagar a franquia, quando ela é cobrada.
O Blog Seguro Auto selecionou as questões que mais afligem os motoristas, que são: valor da franquia cobrada, franquia com valor superior ao reparo, seguro contra terceiros e o sistema de franquias do seguro auto e o pagamento da franquia do seguro de uma outra pessoa.
Quando a franquia é cobrada?
Ao contratar o seguro, existem dois valores que o segurado pode pagar. O prêmio que é o valor do seguro em si e a franquia, que é cobrada quando ocorre um dano parcial. Ela pode ser uma franquia reduzida, normal ou ampliada e corresponde ao valor que será cobrado do segurado.O valor é entregue diretamente para a oficina e se o pagamento deve ser antecipado, pago após o serviço ou parcelado é uma negociação direta entre seguradora, oficina e segurado.
Franquia com valor superior ao reparo
Entender como o sistema de franquia do seguro auto funciona, ajuda a saber quando acionar ou não o seguro. Sempre que acontecer um dano parcial e o seguro for acionado, será cobrada a franquia integral. Não existe cobrar parte da franquia.
Seguro contra terceiros e o sistema de franquia do seguro auto
O seguro contra terceiros é utilizado para pagar despesas com outros veículos por acidentes provocados pelo segurado.
Se, no trânsito, bater na traseira de outros veículos, o responsável por causar o acidente deverá arcar com os custos totais do reparo. Quando se tem o seguro contra terceiros, basta acionar a sua seguradora, informar a situação, enviar o orçamento do reparo do outro carro.
Sendo aprovado o conserto a seguradora paga pela oficina e peças para que o outro veículo volte a ficar em condições de circular. É importante ressaltar que o seguro contra terceiros não cobra franquia.
O pagamento da franquia do seguro da outra pessoa
Uma prática muito rotineira é as pessoas que se envolvem em acidentes entrarem em acordo. Quem provocou o acidente pode não ter um seguro contra terceiro, mas o outro possui. Fica entendido que o causador pagará a franquia do outro para que o reparo seja feito.
Conforme já foi citado, quem causa o acidente deve se responsabilizar pelo pagamento integral dos reparos. Nas apólices de seguro não está prevista essa situação de outra pessoa pagar pela franquia. Isso quer dizer que é necessário entrar em acordo com a seguradora. Se a companhia aprovar que esse acordo de outro pagar pela franquia seja estabelecido e fique dessa forma, sem problemas.