A limpeza do bico injetor do motor é necessária? Os proprietários de um automóvel sempre fazem a mesma pergunta, mas podemos afirmar que é um tema que sempre gera muita polêmica entre mecânicos e fabricantes. Uns dizem que é preciso efetuar a limpeza do bico injetor do motor, e outros, já afirmam que não!
O Blog Seguro Auto fez um levantamento, para ter a resposta para essa pergunta, vamos falar sobre a limpeza do bico injetor do motor: os bicos injetores ou válvulas injetoras, teoricamente são peças autolimpantes. Só que é quase impossível que a qualidade do combustível usado seja controlada, ao ponto dessas peças não entupirem em alguns casos. O bico é uma válvula eletromagnética que funciona através de uma movimentação no induzido. A agulha da válvula, com o auxílio do efeito do campo eletromagnético ocasionado por uma bobina, que possui a função de injetar o combustível de maneira pulverizada, para que a mistura com o ar seja homogênea.
Isso acaba acontecendo, porque muitos postos adulteram o combustível na bomba, deixando o veículo sujeito a abastecer com misturas químicas, que prejudicam o motor. Isso pode gerar problemas futuros, como o acúmulo de sujeira nas válvulas. Quando isso acontece, a limpeza do bico injetor do motor passa a ser necessária. Para descobrir se o bico precisa ser limpo, é só passar o scanner no sistema do veículo e verificar se existem falhas em outros atuadores ou sensores, para o motor não ser desmontado, sem necessidade. Outro motivo que pode causar sujeira na válvula injetora além do combustível adulterado, é o caso do alto consumo de óleo.
A limpeza do bico injetor do motor precisa ser realizada, quando apresenta um acúmulo de impurezas em seu interior, o que pode ser identificado por aparelhos específicos em testes voltados para correção do problema. Os carros geralmente possuem um aviso no painel, que alerta o dono do carro sobre o problema, que é a luz de um símbolo de injeção acesa. Para evitar esse contratempo, o motorista precisa abastecer em postos com combustíveis confiáveis, optar pelo uso do combustível aditivado e trocar o filtro de combustível dentro do prazo indicado no manual do proprietário.