De acordo com uma pesquisa realizada pela TEx Insurtech, o Índice de Preços do Seguro Automóvel, conhecido como IPSA, é um estudo que aponta a variação mensal dos preços do seguro auto, conforme informações de gênero, religião, perfil do segurado, faixa etária, idade do veículo, gráfico com as variações mensais do índice e o Ranking dos Carros mais cotados pelo TELEPORT, plataforma de gestão e multicálculo da TEx. O IPSA do mês de março apresenta um aumento de 1,8%, se comparado ao mês anterior. Se formos comparar março de 2022 com o ano anterior, observamos um aumento de 9,4%.

O estudo também compartilha informações quanto a evolução dos valores do seguro auto por gênero. Em março, o valor do seguro para o sexo masculino apresentou um crescimento tímido, com 6,2% ante 6,0% em fevereiro. Quando o assunto é o público feminino, houve um leve aumento, passando de 5,2% em fevereiro, para 5,3% em março. O seguro auto para os homens ainda segue mais caro, uma vez que já maior reincidência em acidentes graves, com perda total do veículo.

O IPSA destaca também os dados referentes a evolução dos valores, por faixa etária. No mês de março, houve um crescimento de forma geral. Houve um aumento para todas as faixas etárias, mas os jovens até 25 anos seguem pagando mais que o sobro do preço, quando comparamos com pessoas de 56 anos ou mais. O mês de março também aponta os nascidos entre 1990 e 2014, conhecidos como Geração Z,  podem pagar quase o dobro 8,5% do que os nascidos entre 1943 e 1964, conhecidos como Baby Boomers,  com 4,5%.