As águas de março podem fechar o verão, mas as chuvas ainda castigam algumas cidades. De acordo com um estudo divulgado pela Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), houve a intensificação das chuvas intensas. E um dos problemas mais corriqueiros é a quantidade de pontos de alagamentos. O Blog Seguro Auto sabe que mediante essas mudanças climáticas, sempre surge uma dúvida: como fica a cobertura do seguro auto em casos de enchentes? Vamos explicar com detalhes! Confiram!
Como funciona a cobertura do seguro auto, com danos causados por enchentes?
Com as chuvas constantes, os motoristas precisam redobrar os cuidados e levar sempre em consideração, os riscos ao dirigir durante um temporal. O seguro auto em enchentes cobre danos causados pelas chuvas, mas é essencial saber qual cobertura está sendo contratada para o seu automóvel. E é de extrema importância contratar um seguro completo e ter a cobertura compreensiva para o seu veículo, sabendo que neste caso, o seguro vai cobrir roubo, furto, incêndio, colisão e alguns eventos, como queda de raio, furacão, terremoto e inundações provenientes de águas das chuvas.
Com objetivo de não agravar o risco, o condutor não deve insistir em atravessar regiões alagadas com o carro, o que dificulta e aumenta a incidência de riscos nesse tipo de situação, o que consequentemente pode levar a perda da cobertura. Se isso ocorrer com o veículo, o segurado deve entrar em contato com a seguradora contratada, para a abertura do sinistro e obter as instruções necessárias. Caso não seja caracterizada a perda total do auto, o procedimento é o mesmo como em casos de colisão, ou seja, a companhia de seguros vai deduzir o valor da franquia, do valor total do conserto.
O seguro com a cobertura compreensiva também cobre o seguro do veículo em casos de alagamentos em garagens de prédios e casas. Mas é preciso ficar atendo, porque a cobertura não se estende em casos de alagamento por água salgada, apensas submersão do carro em água doce. É de suma importância que o segurado tenha essas informações, para não perder a cobertura do seguro.