A forma na qual você trata o seu automóvel, impacta todo o carro. Os hábitos ao volante no cotidiano e a manutenção preventiva, podem aumentar a durabilidade do freio. Os freios podem ser considerados uma das partes mais frágeis, quando mencionamos os costumes do motorista. A vantagem é que não é difícil aumentar a durabilidade do freio. O Blog Seguro Auto conversou com alguns especialistas no assunto, que especificaram as melhores maneiras de fazer o freio ter uma durabilidade maior. Confiram as dicas!

 

           Diminua a intensidade da freada  

Ao trafegar pelas vias com o automóvel, percebemos um hábito comum em outros motoristas, que é acabar cometendo freadas bruscas, em cima de semáforos fechados ou até nos engarrafamentos. Essas paradas precisas são as principais causas para acelerar os desgastes das pastilhas. Em alguns casos, essa prática pode até vir a empenar os discos.

 

Alterações

 

Para aqueles que gostam de efetuar alterações no veículo, segue um alerta: aumentar os aros dos pneus e rodas pode até chamar atenção com um estilo único, mas é correto afirmar que compromete a durabilidade do sistema de frenagem e a sua essência. Não podemos exceder os parâmetros definidos junto à projeção do automóvel.

 

Carga Pesada

 

Os carros que possuem excedente em relação ao peso é certo sobrecarregar alguns componentes mecânicos. E isso acontece com os freios! Ler o manual do proprietário para ter ciência em relação a carga útil do veículo é fundamental. E é correto considerar não só o peso para transportar pessoas, mas também pesos e bagagens. Nunca ultrapasse a capacidade determinada para o carro. Ao frear, esse conjunto deverá segurar o peso correto que o automóvel foi projetado. Isso influencia na sobrecarga dos discos e pastilhas.