Não há como negar a satisfação de sair de uma concessionária dirigindo o veículo que tanto sonhou em conquistar. Para manter a alegria e minimizar os contratempos, a contratação prévia de um seguro auto é essencial. Além dos altos índices de roubo de carro em nosso país, todos os motoristas estão expostos a riscos diários de acidentes de trânsito.

O Blog Seguro Auto separou algumas dicas para contratação do seguro auto. Confira!

Quais são as suas necessidades com o carro?

Avalie a sua demanda e faça a melhor opção quanto ao seguro que será contratado. Se você utilizar diariamente o veículo, o mais recomendado seria uma cobertura mais completa. Caso a circulação com o veículo seja mais esporádica, apenas nos finais de semana, talvez uma cobertura contra roubo e furto possa ser uma alternativa.

Seu carro é visado?

É de extrema importância saber se o carro que está sendo comprado é ou não visado, fruto de constante roubo ou furto, é fundamental. Isso pode aumentar ou reduzir as chances de um sinistro e, como consequência, influenciar no valor do “prêmio” (valor a ser pago pela apólice) a ser contratado.

Quais são os Tipos de Seguro?

Seguro Compreensivo: trata-se da cobertura mais completa e a mais cara, recomendada para quem utiliza diariamente o veículo;

Seguro de Roubo e Furto: é a modalidade que protege o veículo apenas nos casos de subtração do veículo;

Seguro para Terceiros: é a cobertura que protege contra os danos causados a outras pessoas envolvidas no sinistro com o segurado. Esta modalidade pode ser contratada como um complemento em outros tipos de seguro;

Seguro para Passageiros: é a cobertura protege o segurado contra danos morais, pessoais ou físicos sofridos pelos passageiros do veículo.

Atenção com o “Formulário de Risco”.

Esse formulário de risco precisa ser preenchido de forma correta, porque as informações são necessárias para análise sobre a aceitação ou não do seguro pela seguradora, possuem informações que influenciam diretamente no valor final da “apólice” (contrato assinado entre as partes, onde estão descritos todos os direitos, deveres, coberturas e responsabilidades das partes). Mesmo que alguma informação possa aumentar o valor do seguro, o fornecimento de dados falsos pode ocasionar a recusa da seguradora em efetuar o pagamento de indenizações.

O que é a Franquia?

É o valor que deve ser pago pelo segurado para atendimento de um sinistro parcial. Normalmente é atribuído um valor fixo quando da contratação do seguro. Para casos em que ocorra a perda total do veículo, a franquia do seguro não é cobrada, assim como os casos de solicitação de serviços referentes à assistência 24 horas e no acionamento do seguro de terceiros.