Com os preços dos pneus em alta no Brasil, é preciso prestar atenção na manutenção regular dos pneus dos carros, não só pela economia, mas também pela segurança que isso pode trazer para quem utiliza o veículo. O Blog Seguro Auto preparou algumas dicas de como manter a conservação dos pneus.
Além de ser uma medida de segurança tão importante quanto os freios, manter a calibragem correta impacta diretamente na economia de combustível, para que a resistência ao rolamento seja minimizada. Ela também auxilia a prolongar a vida útil do pneu, além de deixá-los menos suscetíveis aos danos por impactos.
Inspecione a pressão regularmente. Os pneus devem ser sempre calibrados em periodicidade quinzenal ainda frios. O veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida. A pressão de inflação aumenta (em climas quentes) ou diminui (em climas frios) ente 1 e 2 psi para cada 10 graus de oscilação de temperatura.
Um pneu que durante a calibragem que venha a apresentar com frequência uma pressão inferior aos demais pode estar furado, montado em uma roda amassada ou trincada ou com sua válvula apresentando vazamentos. Fique atento.
Nunca infle demais os pneus. Dirigir com pneus inflados demais reduz a dirigibilidade.
Não acelere demais. Procure manter sua velocidade constante sempre que possível.
Dirija de forma segura. Motoristas agressivos tendem a usar mais gasolina porque geralmente precisam desacelerar e acelerar repetidamente.
Faça a manutenção do seu carro com frequência. Planejar a ida ao mecânico é essencial.