Com as altas temperaturas na previsão do tempo no mês de março em diversas cidades brasileiras, as máximas ultimamente andam registrando temperaturas que ultrapassam os 30°. Para quem utiliza o carro diariamente, mesmo em longas distâncias, existem alguns cuidados que são necessários para evitar danos ao carro. Evite estacionar em locais não-cobertos por longos períodos, já que a pintura pode ser prejudicada, assim como as borrachas do automóvel. É preciso utilizar alguma proteção para o para-brisa ou até uma capa.
O sol forte resseca as borrachas do veículo, como a dos limpadores de vidro. Caso estejam danificadas, procure trocar de forma imediata. As chuvas também são frequentes no período do verão. Para manter uma visão adequada e segura para o motorista durante as tempestades, é necessário ficar atento, para que o para-brisa não seja riscado ou danificado.
Ao estacionar o veículo, escolha uma área com sombra e utilize água fria. Lavar o carro debaixo de sol pode causar manchas na lataria. Após o retorno da praia, é indicado efetuar uma lavagem tirando qualquer resíduo após o contato com a maresia. É importante também não deixar o motor ferver. Verifique se o líquido de arrefecimento, componente responsável por manter a temperatura do veículo adequada para o bom funcionamento do motor, está em níveis adequados e não existem vazamentos. Se o motor estiver fervendo, pare o automóvel e chame o seguro. E busque assim que possível, um profissional para fazer a revisão, evitando maiores danos no futuro.