Ao contratar seu seguro auto, dentro das coberturas básicas, normalmente, está a clausula de danos da natureza, que te permite usar seu seguro em casos de enchente, alagamentos, ressaca, vendaval, granizo e terremoto.
A cobertura do veículo depende do que está escrito na apólice, confira a sua e veja se você está coberto.
Caso sua apólice contemple a cobertura contra enchentes e alagamentos, o seguro só não será pago se o contratante “colaborar com o risco”, ou seja, se você tentar atravessar uma enchente ou alagamento com seu carro.
Caso você tenha parado seu carro na rua e um alagamento acabar o danificando o seguro é pago normalmente e o mesmo vale se o automóvel estiver em sua garagem e for danificado por uma enchente.
Assim, trazemos 5 dicas para você ter sempre em mente o que fazer quando se deparar com uma situação dessas:
- Não enfrente enchentes. Se você se deparar com uma via alagada, desvie ou retorne. Não tente enfrentar a água.
- Se for pego em uma enchente, mantenha o veículo em aceleração e ritmo constantes até sair do risco.
- Não acelere o veículo para sair da enchente, pois isso pode ocasionar a entrada de água no motor, ocasionando a perda da cobertura.
- Se o carro morrer dentro d’água, nunca tente dar a partida. O motor pode aspirar água e ser danificado seriamente. O que também não tem cobertura.
- Se não conseguir sair, fique tranquilo. Apenas desligue o carro, chame a seguradora e peça a remoção por guincho. Sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar.