Existe o modelo certo para cada idade e estatura e outras formas de proceder, que garantem a segurança das crianças a bordo em relação ao uso correto da cadeirinha infantil. As famílias que possui automóvel precisam ter a consciência que transportar uma criança, é algo sério e que requer prudência. O Ministério da Saúde informou que os acidentes de trânsito é a principal causa de morte, entre os menores de 14 anos. Cerca de 100 morrem nas estradas e vias brasileiras, vítimas de acidentes de trânsito. Quando temos bebês e até crianças no carro, estar atendo quanto ao uso do correto da cadeirinha infantil, é fundamental para manter a segurança!
As regras para o uso correto da cadeirinha infantil se tornaram mais rigorosas. A nova regulamentação prevê uma multa mais pesada e acabou adotando critérios nos quais, são avaliados os assentos, de acordo com o peso e a altura da criança. O Blog Seguro Auto fez um levantamento nessas informações, que podem ser úteis para quem transporta crianças no carro.
0 a 12 meses – Até 1 ano de idade
Os bebês recém-nascidos e os que se encontram no período de desenvolvimento, ou seja, até o primeiro ano de vida ou até 13 kgs, devem usar o bebê conforto, que deve estar preso ao cinto de segurança do veículo, de acordo com as instruções do manual do fabricante e o assento virado de costas para o motorista.. É uma maneira de preservar a coluna serviçal do bebê, caso ocorra um deslocamento forte, ocasionado por uma colisão eventual. O uso correto da cadeiriha infantil no carro pode salvar vidas
1 até 4 anos de idade
A cadeirinha comum voltada para transportar bebês e crianças, é conhecida por esse nome e é recomendada para aquelas que possuem peso entre 9 e 18 kgs e deve estar firmada na posição vertical. O passageiro mirim viaja de frente e com o cinto próprio, afivelado no corpo. O uso correto da cadeiriha infantil no carro pode salvar vidas
As crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio, precisam utilizar um assento de elevação, no banco de trás. As crianças com idade entre 7 anos e meio e 10 anos, podem ser transportadas no banco de trás, somente com o cinto de segurança. O uso correto da cadeirinha infantil e do assento de elevação, são essenciais para transportar bebês e crianças, conforme a lei.