Ultimamente, o brasileiro tem lidado com a disparada dos preços dos combustíveis e com um embate político sobre a política de preços praticada pela Petrobras. Na última semana, entrou em vigor o último reajuste para as distribuidoras: 5,18% na gasolina e 14,26% no diesel. Como o aumento nos preços se tornou constante no Brasil, o Blog Seguro Auto vai trazer as informações de como são definidos os preços dos combustíveis no país.

 

Vamos entender as seguintes questões: Por que os preços dos combustíveis subiram tanto? Como são formados os preços da gasolina e do diesel? O que é a Paridade de Preço Internacional? Por que a Petrobras precisa repassar as variações do preço do petróleo e do câmbio?

 

 

Por que os preços dos combustíveis subiram tanto?

 

Os valores finais dos preços combustíveis vêm sendo pressionados por uma série de fatores. O primeiro, é a retomada do crescimento econômico global em 2021, após um 2020 de contração devido à pandemia da Covid-19. Isso fez aumentar a demanda pela commodity, que consequentemente, joga os preços internacionais pra cima.

Na outra ponta, o cartel dos grandes produtores de petróleo (a Opep) ainda não retomou os níveis de produção de antes da pandemia, fazendo com que essa oferta não cresça no mesmo ritmo. fazendo com que a oferta não cresça no mesmo ritmo. Como o barril é cotado lá fora na moeda norte-americana, fica mais caro, conforme o real fica mais fraco.

 

Como são formados os preços da gasolina e do diesel?

 

Mesmo com a estatal não tendo o monopólio sobre o refino no Brasil, a Petrobras ainda é a principal fornecedora de combustíveis em território brasileiro. os preços praticados pela empresa acabam tendo reflexo sobre toda a cadeia. A formação de preços é determinada pelos valores praticados em suas refinarias, mas parte da distribuição é feita por empresas privadas e importadores. principalmente pelos valores praticados em suas refinarias, mas parte da distribuição é feita por empresas privadas e importadores.

 

Além de impostos (ICMS, PIS/Pasep e Cofins, e Cide), a diferença entre os preços das refinarias para o preço cobrado do consumidor sofre influência dos lucros do produtor ou importador, existe o custo do etanol anidro (no caso da gasolina) e do biodiesel (no caso do diesel) e também margens do distribuidor e revendedor.

 

 

O que é a Paridade de Preço Internacional?

 

A Paridade de Preço Internacional, conhecida como (PPI) é a política de preços adotada pela Petrobras. É o PPI que determina que a estatal cobre, ao vender combustíveis para as distribuidoras brasileiras, preços compatíveis com os que são praticados no exterior.

Essa política foi adotada em 2016, durante o governo Michel Temer. Até então, a estatal chegou a vender combustíveis com perdas ao segurar os repasses aos consumidores.

 

Por que a Petrobras precisa repassar as variações do preço do petróleo e do câmbio?

 

Mesmo sendo um grande produtos e exportador de petróleo, o Brasil depende da importação de combustíveis, com objetivo de para garantir o abastecimento doméstico, sobretudo de diesel. Em momentos de alta demanda pelo combustível, cerca de 30% do abastecimento é preenchido pelo diesel importado.

 

Com isso, a estatal precisa comercializar o diesel próximo à paridade, sob pena de desestimular empresas importadoras a trazer combustível de fora – o que elevaria o risco de um desabastecimento pontual e forçando a companhia a assumir prejuízo na importação que ela mesmo faz.