A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, está entusiasmada com a comercialização dos carros elétricos em território brasileiro, que vem crescendo rapidamente. A entidade que reúne as maiores montadoras do país, quer fomentar a infraestrutura nacional para os usuários de carros elétricos. O objetivo da associação é ter uma rede com 135 mil pontos de recargas espalhados pelo Brasil, até 2030.
O Presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, apoia o desenvolvimento dessa infraestrutura em solo brasileiro. “Estamos começando um trabalho para puxar o desenvolvimento da infraestrutura de reabastecimento desses veículos no país”, explicou.
Os planos da Anfavea é atuar em três frentes, onde vai iniciar o mapeamento de rotas e rodovias mais propícias, para receber esses eletropostos. Também será trabalhada a relação com parceiros para introdução dessa rede de pontos de recargas, além de pleitear hunto às autoridades, os incentivos para o fomento dos carros elétricos com isenção de taxas, impostos e rodízios. A entidade planeja um investimento estimado em R$ 14 bilhões ao longo da década e vai exigir o incremento de 1,5% na geração de energia elétrica no país.