As condições climáticas do Brasil possuem épocas extremas, onde é possível sentir calor e frio no mesmo dia. Quando o trânsito fica congestionado nos centros urbanos brasileiros, onde é o funcionamento do ar condicionado se torna cada vez mais necessário. A higienização do ar condicionado automotivo é importante para climatizar o ambiente no carro, mas o que pode ser feito para melhorar o processo e facilitar a limpeza do recurso que climatiza o ambiente? O Blog Seguro Auto separou uma relação detalhada, com dicas para higienização do ar condicionado automotivo. Confiram!

Verificação do funcionamento do ar condicionado

Antes de qualquer etapa referente à higienização do ar condicionado automotivo, é preciso averiguar a correia do ar condicionado no veículo, visando garantir o funcionamento correto. Não é só para verificar a correia! Entenda que para manter o funcionamento do ar condicionado, como o funcionamento dos outros componentes, como a bomba de direção hidráulica, o alternador e a bomba de água. Verifique se existe alguma rachadura, dentes faltando ou se há algum barulho estranho, durante o funcionamento.

Verificar radiador, filtro de cabine e o condensador do ar condicionado

É preciso observar se o radiador e o condensador do ar condicionado estão limpos e livres dos resíduos. Se o condensador estiver entupido, acaba restringindo o fluxo de ar através da unidade, limitando a capacidade de dissipar o calor produzido pelo sistema do ar condicionado. É preciso verificar também o filtro de cabine antes da higienização do ar condicionado automotivo, garantindo se está limpo o suficiente ou se é necessário efetuar a troca. É importante lembrar que o filtro só deve ser trocado, antes da última etapa da higienização, que é a utilização do higienizador.

Troca do filtro de cabine

Antes de efetuar a higienização do ar condicionado automotivo e depois de concluir a limpeza completa do interior do carro, é preciso verificar a necessidade de trocar o filtro de cabine, com objetivo de garantir que o sistema não sofrerá com substâncias contaminantes que estavam presas no filtro de ar condicionado. Essa verificação proporciona melhor higienização do ar condicionado automotivo. Só não efetue a troca do filtro de cabine, caso o mesmo esteja muito limpo.

Limpeza das aletas do ar condicionado e o interior do veículo

O ar comprimido quando é utilizado para limpar as aletas do ar condicionado, removem a poeira e os resíduos que ficam acumulados. Para efetuar a higienização do ar condicionado, faça preferencialmente com o filtro sujo que seja trocado e em seguida, ligue o ar condicionado, para que a poeira seja presa no filtro. É importante realizar uma limpeza completa no interior do carro, para remover maus odores e outras sujeiras que possam prejudicar a higienização do ar condicionado automotivo. A limpeza precisa ser completa, com a finalidade de se obter melhores resultados na higienização do ar condicionado automotivo.

Usar o ar com mais freqüência após a higienização

Assim que a higienização do ar condicionado automotivo for concluída, é importante manter o uso do ar condicionado com freqüência, para lubrificar o sistema do ar condicionado e evitar que o ar parado no automóvel tenha tido tempo para juntar cheiros e odores desagradáveis novamente. O filtro de cabine auxilia a manter o interior do veículo limpo.