Um estudo realizado pelo Radar Autos, informa que automóveis com mais de 13 anos tiveram um aumento nas vendas, com alcance de 36% do total de veículos usados e seminovos no mês passado. Enquanto isso, houve uma redução da participação da comercialização de seminovos e usados com tempo de até 3 anos, chegando a 13%.
O relatório conta com a colaboração de especialistas para realizar uma análise exclusiva, referente as informações de mercado, com fontes como a Fenauto, o IBGE e a Fenabrave, destaca que a venda de veículos usados teve um aumento referente a 3,3% nas vendas de julho, em comparação a junho de 2022, mas 17,9% aquém do desempenho registrado em julho de 2021. Já a comercialização de veículos novos teve um aumento de 4,1%, utilizando a mesma comparação do período interanual.
A pesquisa também indica que foram fabricadas 203 mil unidades de carros e comerciais leves no país em julho deste ano, o que representa uma expansão de 38% em comparação com o mesmo mês, em 2021. Esses números demonstram o desempenho do setor, diante de um cenário econômico com desafios. Os juros para aquisição dos automóveis por pessoas físicas atingiram 27,23% ao ano em abril, conforme divulgado pelo Banco Central.
Apesar de ter tido uma pequena queda desde dezembro de 2021, espera-se que os juros para a compra de veículos acompanhem a jornada de alta da Selic, assim como foi observado nos últimos anos.